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3 estratégias psicológicas para usar nas redes sociais

Você quer mais atenção para sua empresa nas redes sociais?

Se perdeu pelos caminhos da internet e não sabe o que fazer?

Se sim, não existe razão para ficar desesperado. Várias pessoas falham em reconhecer que são pequenas, ainda assim, ações efetivas de marketing acompanhadas de estratégias psicológicas de vendas podem mudar esse cenário.

Essas estratégias são:

· Reciprocidade;

· Provas sociais;

· Escassez.

Você pode já ter ouvido sobre elas antes e não ter compreendido como elas realmente funcionam. No artigo de hoje, queremos te mostrar o quão poderosas elas podem ser para sua marca. Vamos lá?


1 – Reciprocidade: o poder de dar e receber

Embora pareça uma boa ideia compartilhar suas páginas de vendas e links para seu público-alvo continuamente, na verdade, você está machucando a imagem da sua empresa ao invés de estar ajudando.

Lembre-se sempre: sua audiência está prestando atenção em tudo o que você está fazendo e irá julgar sua empresa de acordo com o que faz e promete nas redes sociais.

A lei da reciprocidade é baseada na ideia de que você deve dar antes de receber, especialmente quando se trata dos seus seguidores. Enquanto seu objetivo deve permanecer em vista, a reciprocidade pode ser outro método de atingi-los de maneira direta.

Um bom método de reciprocidade é passar para frente suas melhores ideias. Você pode começar explicando para seus clientes como eles podem resolver sozinhos os problemas ou necessidades que tem quando procuram por sua empresa, e distribuir um material com o objetivo de contribuir para o conhecimento deles.

Você pode até pensar que, se você ensinar seus clientes a como fazer as coisas que sua empresa faz ou produz sozinhos, irá perde-los, mas é justamente o oposto que acontece.

Através da informação que você está passando para frente, sua empresa está ganhando a confiança dos consumidores e se estabelecendo como autoridade no segmento que atende. Essa experiência vai aproximar ainda mais seus clientes da sua marca.

Não mantenha suas ideias para si, passe-as para frente!

Isso influencia o público diretamente na futura decisão de compra.


2 – Prova social: criando uma marca forte

Você ainda pode pensar que a prova social está relacionada com o número de compartilhamentos que recebe nos posts das redes sociais ou em artigos, e isso realmente faz parte disso, mas não é tudo que devemos pensar.

A prova social é a essência da sua marca, e constrói pontes entre as pessoas. Psicologicamente, ela influencia nosso comportamento sempre que registramos o que alguém diz sobre uma empresa ou produto na internet.

Isso é o que você quer para sua marca. Você quer pessoas falando sobre ela, e isso acontece através das avaliações dos seus clientes.

Elas são ótimas para estabelecer e construir confiança e reconhecimento de seus produtos e serviços.

Por outro lado, avaliações negativas podem destruir uma marca rapidamente. Provas sociais são fortes motivadoras e influenciadoras da comunidade, e de forma ainda mais marcante quando são negativas.


3 – Escassez: faça seus produtos desaparecerem

Você já observou o potencial de uso total da escassez?

Os resultados são maravilhosos: pessoas correndo para conseguir um dos cinco livros que você acabou de lançar, ou qualquer outro produto que sua empresa esteja vendendo.

Se você ainda não tem certeza de usar o método da escassez, vamos explicar para você. Ele funciona porque impõe uma limitação em um produto ou serviço, trazendo à tona o medo de perda para seus clientes.

A escassez é um poderoso motivador psicológico porque ninguém quer ficar de fora. Quando alguém sente que está sendo deixado de lado, o cérebro entra em modo “lutar ou fugir”, causando uma angústia emocional. O único método para aliviar isso completamente é conseguir o que tanto desejam.

É extremamente efetivo, porém, você deve entender sobre seu público e sobre o que eles querem consumir para funcionar completamente. Para compreender, é necessário fazer várias pesquisas e se comunicar diretamente com quem você está tentando atingir dentro da sua comunidade. A partir disso, você pode finalmente criar seu produto ou serviço ao redor do que os clientes estão procurando.

Estabeleça um limite de tempo ou produtos, e mande para os seguidores que você sabe que irão querer.

Administrando isso da maneira correta, a escassez é uma boa maneira de conseguir ganhar atenção para sua empresa dentro das redes sociais.


Existem várias estratégias psicológicas que você pode testar, essas foram as três principais e que se mostram mais efetivas para as vendas.

Você quer coloca-las em prática? Conte para nós quais foram os resultados!

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