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3 maneiras de se tornar um grande líder em 2019

Atualizado: 12 de Abr de 2019

Para atingir bons resultados em seu negócio, sem dúvidas, todo empreendedor precisa ter a

disposição de ser um grande líder.

Assim, apesar de ser uma tarefa difícil, que exige muito daqueles que estão à frente do empreendimento, ela é extremamente necessária.

Basta dizer que, a partir disso, o sucesso de sua empresa está nas suas mãos, dependendo apenas do seu poder de análise.

Desse modo, esta talvez seja uma meta interessante para você colocar em vigor ainda em 2019 e quebrar padrões dentro dos locais que você frequenta.

Com isso em mente, selecionamos 3 maneiras de se tornar um grande líder que você pode começar a colocar em prática ainda hoje se quiser. Vamos conhecê-las?


Mercado e negócios: como ser um grande líder?

Talvez você concorde ou talvez não, mas fato é que ser um grande líder não é apenas tomar a frente nas tomadas de decisão da sua empresa.

Logicamente, isso é parte do processo, mas possivelmente esta é a etapa final de uma série de outras medidas que você deve tomar em médio e curto prazo.

Entre outras coisas, é preciso conquistar a confiança de sua equipe e entender o cenário atual, onde os meios digitais, principalmente a internet, têm ditado as tendências de mercado.

Ser um bom líder, portanto, envolve desenvolver um equilíbrio entre ouvir o outro, especialmente os seus funcionários, e aquilo que precisa ser feito para atingir os resultados desejados.

Com isso em mente, alertamos que para fazer isso com tranquilidade nada melhor do que a experiência, porém existem habilidades e ações nas quais você pode começar a investir hoje mesmo.

Confira a seguir a lista que elaboramos a esse respeito:


1. Tenha uma visão clara de mercado e dos negócios

Pois bem, a primeira dica dessa lista é ter visão, ou seja, saber analisar o mercado e como o seu empreendimento está inserido dentro dele.

Evidentemente, isso demandará de sua parte um investimento de tempo e energia, sendo uma habilidade a ser aprimorada ao longo de toda a sua vida profissional, porém comece a desenvolvê-la hoje!

Estude constantemente e se atualize a respeito das tecnologias empregadas na sua rotina de trabalho, afinal, elas estão aí para potencializar o seu desempenho e o de seus funcionários.

Nesse sentido, a internet talvez seja uma ferramenta muito poderosa, mas existem outras, que não envolvem necessariamente o mundo digital que podem ser de grande ajuda. Destacamos elas abaixo:


Feedbacks

Pedir um feedback daqueles que têm contato com o seu trabalho é talvez a melhor maneira de se aperfeiçoar.

Nesse sentido, tenha um modelo pré-estabelecido com perguntas simples e objetivas do que você considera importante para o gerenciamento de seu negócio.

Vale enviá-los tanto para clientes quanto para funcionários e/ou fornecedores/parceiros.

Acredite: isso ajuda a visualizar o modo como você e a sua marca têm interagido com os outros.


Reflexões individuais

Em segundo lugar, mas não menos importante, incentivamos também as reflexões individuais.

Basicamente, trata-se aqui de você avaliar as suas experiências, o modo como você tem se posicionado, os seus propósitos, etc. para poder reconfigurá-los se preciso.

Isso é bom uma vez que para ser um bom líder é preciso ter um autoconhecimento. O que também nos leva ao próximo item da lista.


2. Desenvolva a sua inteligência emocional

Quando falamos de liderança, saber usar corretamente as novas tecnologias é uma característica, de fato, muito importante.

Mas, ao mesmo tempo, pouco adianta saber gerenciar essas ferramentas e não ter a inteligência emocional necessária para lidar com o seu time ou as adversidades que surgem ao longo do caminho.

Desse modo, tenha certeza de que esses dois elementos se encontram em equilíbrio na sua rotina de trabalho.

Tenha em mente que é o líder, ou o empreendedor, que sob pressão terá que tomar as decisões corretas para assegurar o bem-estar de todos.

Logo, para manter um ambiente sempre saudável e com um bom potencial lembre-se de se comunicar com frequência, dividir as suas expectativas, ter certo senso de responsabilidade, etc.


3. Tenha disposição para o aprendizado


Por fim, indicamos também a importância de se estar sempre aberto ao aprendizado colaborativo.

Isso quer dizer que você também pode aprender muito com aqueles que compartilham seu ambiente de trabalho, sendo esta uma via de mão dupla.

Entender como seus funcionários se posicionam, as suas habilidades, o que eles desejam, entre outras coisas, são parte do processo de ser um bom líder.

Nesse sentido, é possível determinar certos padrões e orientá-los para a execução de tarefas mais adequadas bem como ter insights a respeito de para onde é possível levar o seu empreendimento.

Assim sendo, se tornar um grande líder em 2019 é uma tarefa possível, tendo a consciência de que são as pequenas mudanças dentro de sua empresa, que devem ser executadas continuamente, que farão toda a diferença.

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