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5 PRINCÍPIOS PARA LIDERAR TIMES NA ERA DIGITAL

Atualizado: 12 de Abr de 2019


O mundo do trabalho já não é mais o mesmo. De fato, a vinda da internet e das tecnologias digitais trouxe consigo mais dinâmica e velocidade para dentro dos negócios. Adaptar-se à era digital, se tornou algo do qual nenhuma empresa pode escapar.

Portanto, nesse contexto de mudanças incessantes e frequentes, todas variáveis que formam o ciclo de um negócio devem ser pensadas de modo a serem flexíveis. Entre essas variáveis, uma das principais são as equipes.

Dessa forma, pensar em como trabalhar com times adequados a essa realidade deve ser uma prioridade. Para falar de maneira mais detida sobre o assunto, preparamos esse conteúdo. Acompanhe!


A ERA DIGITAL E AS MUTAÇÕES DO TRABALHO

Ao longo da história, a tecnologia sempre impactou na maneira como os homens se organizam e, isso se torna muito visível no mundo do trabalho. Assim foi, por exemplo, com o surgimento das máquinas a vapor e com o desenvolvimento de processos envolvendo a energia elétrica e o petróleo.

Da mesma forma, há algumas décadas, o ambiente laboral tem experimentado alterações significativas em sua dinâmica graças às inovações trazidas pelas tecnologias digitais.

De fato, com elas, surgem ambientes automatizados e inteligentes, que exigem ferramentas, plataformas e serviços altamente especializados.

Só para exemplificar, o investimento em computação em nuvem, em inteligência artificial e em internet das coisas é cada dia mais empregado.

Além disto, diferentemente de suas antecessoras, essas tecnologias avançam rapidamente, de maneira que novas ferramentas surgem em pouco espaço de tempo.

Essa característica influencia no acirramento da concorrência, pois a busca por inovação passa a ser um pré-requisito para a sobrevivência nesse mercado.

Outra consequência dessas mudanças é o desaparecimento de algumas profissões e a criação de muitas outras.

De fato, especialistas apontam que funções como caixa de banco ou de supermercado, cobrador de ônibus, atendente de check-in e operador de call center devem desaparecer por completo.

Por outro lado, com as inúmeras aplicabilidades das tecnologias digitais, o número de especializações na área cresceu continuamente, abrindo novos e promissores mercados.

Assim, é possível observar nessa era de constantes transformações, que os trabalhos com futuro garantido são aqueles que demandam criatividade e inovação.

Ao contrário, funções mecânicas e repetitivas tendem a sumir, visto que as funções em muitas áreas estão se automatizando.


CONSTRUINDO UM TIME DE SUCESSO: 5 PRINCÍPIOS PARA TER EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO NA ERA DIGITAL


Lista-se abaixo alguns princípios que podem auxiliar na formação de pessoal adequado às exigências do novo mercado no século XXI.


Criar um espaço confortável para os funcionários

De fato, esse é um ponto fundamental. Encoraje seus colaboradores a falar de suas dificuldades, vontades e sugestões proporciona a eles uma maior sensação de segurança e autoconfiança.

Além do mais, a abertura ao diálogo permite um ambiente livre da hostilidade comum aos ambientes de trabalho tóxicos, nos quais os funcionários agem por força.


A colaboração entre os níveis

Esse ponto diz respeito ao entrosamento entre equipes. Para que a entrega de um produto ou serviço ao consumidor final seja bem-sucedida, todo o processo deve funcionar de maneira integrada.

Assim, independentemente das diferenças entre as habilidades e competências desenvolvidas por cada setor, os diversos níveis devem trabalhar juntos para resolver as demandas.

Trata-se, ainda, de fazer com que cada parte tenha a compreensão total do processo, para que não fique isolada.


Uma equipe flexível

É fundamental que a equipe possa agir de maneira a dar conta de mudanças inesperadas, não se restringindo a “obedecer aos comandos” de processos engessados.


Iniciativa na busca por mudanças

Mudar é um enorme desafio para equipes inflexíveis. De outro modo, equipes dinâmicas procuram pela mudança e veem naquelas que são inevitáveis novas oportunidades.


Focar em progresso, não em perfeição

De fato, pensar em termos de perfeição pode levar à ideia de que não é mais possível nenhuma melhoria.

Ao contrário, equipes adaptadas à nova realidade, estão em constante aprendizado e, com isso, progridem.


O PAPEL DAS LIDERANÇAS NO INCENTIVO ÀS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DE MENTALIDADE DAS EQUIPES

Para que se possa ter uma equipe como a do tópico anterior, as lideranças devem se envolver de maneira enfática.

Assim, é necessário que exista um trabalho de conscientização sobre o caráter indispensável de uma mudança na cultura da empresa.

De fato, sem esforços direcionados no sentido da busca por novos padrões de ação baseados na inovação, conseguir times adequados ao novo mundo do trabalho pode ser difícil.

Nesse sentido, gestores podem, por exemplo, promover treinamentos de maneira a proporcionar a integração entre a equipe de TI e todos os outros setores.

Em outras palavras, é papel das lideranças do século XXI envolver todos os níveis de uma empresa no estabelecimento de um novo modo de atuação.


UM TIME COMPETITIVO E SEMPRE EM CONSTANTE APRIMORAMENTO

Dessa forma, pode-se concluir que as equipes no novo contexto do trabalho devem ser ágeis e flexíveis, de maneira a conseguirem responder rapidamente a imprevistos.

De fato, os imperativos da era digital tornam indispensáveis esses atributos e empresas que pretendem ser competitivas devem atentar para isso.

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