Buscar

6 maneiras de conduzir a inovação na sua empresa

Atualizado: 12 de Abr de 2019


O mercado está em constante evolução nas mais diferentes áreas – e as empresas estabelecidas devem seguir essa transição. Inovação é o segredo para sobreviver, principalmente quando mais empreendimentos surgem para competir.

Afinal, se grandes empresas como Disney, Apple e Google entendem que devem se renovar para manter seu espaço, por que você não? A renovação de produtos é mais do que necessária, mas há ainda mais: da equipe de vendas, da organização, da própria liderança!

Sendo direto, inovação deve ser a regra da casa para que seu empreendimento não se torne ultrapassado e seja deixado para trás. Se não trouxer algo de novo para a roda, você é esquecido!


Como ocorre a inovação numa empresa?

O que você pensa como inovação? Bem, muitas vezes isso é entendido de forma simples como renovação de produtos ou criação de novos. No entanto, há muitas formas de se pôr como algo novo frente aos recentes concorrentes.

Para alguns, a mudança pode acontecer na marca ou na forma como é estruturada a organização – e todas podem ser sentidas pelo cliente. Tudo que se volta para otimizar e criar valor a uma empresa pode ser considerado mudança.

Dessa forma, podem ser entendidas, ao menos, 10 tipos de inovação, a partir de quatro grupos: configuração, ofertas, experiência e ecossistema.


Configuração: uma inovação voltada para o funcionamento interno de uma empresa, podendo ocorrer na estrutura ou no processo do sistema de negócio;


Oferta: tipo de inovação que ocorre no produto e serviço ou no conjunto deles. Pode ocorrer em sua performance, em como complementar seu sistema ou como ampliar o serviço;


Experiência: um tipo mais voltado ao cliente e o sistema de negócio, podendo inovar no envolvimento do cliente, no canal de comunicação ou mesmo na marca;


Ecossistema: por último, uma inovação mais geral que busca gerar valor ao negócio através de alteração em seu modelo e na cadeia de valor.


Essa classificação foi determinada pelo livro “Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs” e abre espaço para entender a abrangência de uma mudança. Ele permite VOCÊ entender que há sempre espaço para renovação.

E como conduzir qualquer mudança? Na verdade, pode ser simples.


6 maneiras de conduzir a inovação na sua organização

Entendidas as diferentes situações onde ocorrem mudanças numa empresa, é necessário entender como conduzi-las. Sobretudo, mais do que boas intenções, deve ser compreendida a atual situação do negócio.

Afinal, os recém-chegados costumam fincar seu lugar através da ideia de mudança no estado atual. Eles oferecem algo que as empresas estabelecidas não, ou então o fazem de maneira diferente.

Dessa forma, pequenas e grandes companhias precisam de renovação dos produtos e serviços para se manter em frente aos novos negócios. Necessitam de liderança e de riscos – e há 6 maneiras baseadas nesse conceito.


Entenda o que a inovação significa para a sua empresa

Como dito antes, há 10 tipos de inovação a se promover numa empresa – e esse processo já começa por entendendo onde se pode inovar. Que parte da sua empresa se encontra atrás das novas concorrentes? Há mais de uma?

Assim, você não só entende onde se encontra o espaço para inovar, como também entende o motivo disso ser essencial. É muito mais fácil promover mudança quando você compreende que é a única maneira de seguir em frente.

Afinal, toda a organização se junta de forma firme, confiável e aberta a essa mudança quando ela é entendida como necessária.


Conheça seus clientes

Em sua ideia mais básica, o produto é feito para resolver um problema identificado para o cliente. Dessa forma, faz sentido que a renovação de produtos venha do entendimento das necessidades atuais dos clientes.

Através de uma pesquisa conduzida, entenda o que o afeta atualmente, de forma a desenvolver empatia com ele. Assim, ocorrem os insights e oportunidades surgem mais facilmente para identificar o problema a se resolver.

Certamente, as necessidades do cliente mudam – e você segue o mesmo processo.


Nenhuma ideia é má ideia

É necessário criar o ambiente favorável para inovação através de incentivo, verba, objetivos e metas, além de uma cultura voltada para isso. Nesse espaço, você deve criar um campo de ideias bastante extenso, sem limitar quantidade ou por tipo.

E aqui cabem práticas com as figuras individuais, promovendo abertura para qualquer colaborador contribuir com ideias. É importante o uso de brainstorming, de forma a deixar livre o caminho para que os pensamentos venham.


Se divirta testando

Uma ideia sendo apenas uma ideia não é nada útil para promover mudança na organização, é necessário pôr em prática. Afinal, contar com ferramentas de teste é essencial para gerar um feedback.

Tendo então uma avaliação coletiva, você pode aplicar alterações úteis que melhorem o que foi elaborado. Com toda certeza, o espaço para mudança inclui quando você vê acontecendo na prática, mesmo que em um teste fechado.


Aperfeiçoe a arte de arranjar ideias

É importante utilizar de todas as ferramentas disponíveis para aprimorar as ideias que surgem, de forma cativante. Dessa maneira, deve se criar valor e relevância, no meio emocional e empresarial, para produzir impacto.

E utilizar de artifícios visuais é uma forma de motivação a todas as partes envolvidas na ideia: o time de vendas, o marketing, os clientes e até sua organização em geral. Crie o espaço para as ideias surgirem!


Faça acontecer


Após tudo isso, você passou pelo estágio de geração e execução da ideia proposta para inovação. Agora se encontra no próximo estágio: como cultivar e manter uma organização imersa nessa cultura.

Afinal, pode até ocorrer inovação, mas há muitas chances de sair dessa cultura quando começa a dar errado ou quando dá certo e se acomoda. Esse processo necessita ser constante, de forma a se manter inovador na região oeste do Paraná!

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51