Buscar

7 símbolos visuais que todo comunicador deve conhecer

O que será que os símbolos têm que fascinam tanto as pessoas? Afinal, a civilização é obcecada por eles desde o início dos tempos.


Simbolismo ou semiótica, como são conhecidos em termos técnicos, tem grande participação na comunicação humana porque as pessoas estão constantemente procurando por significados profundos nas coisas.

Seja nas estrelas, em símbolos desenhados nas cavernas ou nos novos conteúdos visuais, nós colocamos inúmeros significados em nossa comunicação para interpretarmos.

Pelo fato de procurarmos por significado em tudo à nossa volta, qualquer coisa pode se tornar um símbolo enquanto as pessoas interpretarem algo de um jeito diferente do que significa literalmente. Alguns símbolos, porém, se inseriram tanto em nossa esfera cultural que carregam quase um significado universal. Afinal, quem não associa uma coruja imediatamente a sabedoria, e uma pomba com a paz ou uma rosa vermelha com romance?


Seja você um designer, cineasta ou escritor, todos os comunicadores devem utilizar o simbolismo para comunicar uma mensagem. Para ajudar você a criar conteúdos cheios de significados que sirvam de gatilhos para sua audiência associar, aqui estão 40 símbolos que os profissionais utilizam e você deve se familiarizar.


1 – Pomba Branca

A pomba é frequentemente associada com paz, tranquilidade e graça. Seu significado se tornou tão universal que a maior parte das religiões do mundo como o cristianismo e o judaísmo tem usado esse símbolo como verdadeira representação de paz, graça e divindade.

Nos tempos modernos, também se tornou sinônimo de pacifismo e fim de conflitos. Este progresso de um símbolo religioso para político é evidenciado pela adoção da pomba como representante de campanhas antiviolência, tornando-se um símbolo para promover a cooperação internacional para a paz.

Comunicadores de todos os tipos utilizam a pomba para comunicar serenidade, harmonia, unidade e pacifismo.


2 – Borboleta

Por todo o mundo, tanto em mitos ou arte, borboletas são um símbolo de transformação e mudança, graças a sua metamorfose de uma lagarta para uma bela borboleta com asas coloridas.

Em algumas culturas, este inseto é uma representação da alma, e é usado em contos e mitos como sinal de visita de alguém que já se foi, ou como o sinal de possibilidade de vida após a morte.

Comunicadores de todos os tipos podem usar esse símbolo para representar visualmente mudança e transformação, seja interna ou externamente.


3 – Cruz

Em volta do mundo, a cruz é associada ao cristianismo, espiritualidade, perdão, ressurreição e cura. Mais especificamente, representa a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte na cruz.

Uma cruz vermelha é normalmente utilizada como símbolo médico e humanitário de voluntários em zonas de guerra e em sites de auxílio a desastres naturais.


4 – Água

A água historicamente representa a vida para nossa comunidade pois é ela que assegura a vida humana. Símbolos para a água são extremamente comuns através do tempo, representando nascimento, fertilidade e descanso. Na verdade, a água é frequentemente vista como a fonte da vida, pois observamos evidências em inúmeros mitos, como o da água ter sido o fator primordial para o surgimento de tudo.

Porém, a água também pode simbolizar obstáculos, como um rio ou um oceano que precisamos cruzar. De qualquer forma, ela tem um grande poder dentro da comunicação, com habilidade de captar a atenção da audiência.


5 – Coruja

O uso da coruja como um símbolo é tão popular hoje em dia como sempre foi. É possível observá-la em todos os lugares, desde acessórios e roupas para design de interiores e decoração de casas, mas sua popularidade não é nova.

É um símbolo popular historicamente dado ao fato da coruja ser associada à Atena, deusa grega do aprendizado.

Pelo fato de serem normalmente noturnas, os pássaros também são vistos como criaturas misteriosas e até mesmo mágicas.

Em mensagens visuais como logos e design, uma coruja pode ser utilizada para representar sabedoria, inteligência ou ensinamentos que precisam ser aprendidos.


6 – Fogo

Um elemento crucial para o desenvolvimento de toda a civilização na história da evolução humana, o fogo é visto com múltiplos significados: a chama pode ter sentido de sabedoria e conhecimento, enquanto o fogo em larga escala é usado para simbolizar medo, dor, raiva, punição, destruição e até mesmo a morte. Essas associações são usadas desde o início de nossa civilização.


7 – Estrelas

Um símbolo antigo com diversos usos, a estrela pode levar diferentes significados baseados em seu contexto e no número de pontas. Pelo fato de serem alguns dos corpos mais distantes que podemos visualizar a olho nu, estrelas podem simbolizar distância física, uma jornada ou distância emocional, assim como desentendimento.

Estrelas também são associadas com magia, sendo que bruxos e mágicos são normalmente vistos com estrelas em suas roupas, e o próprio ato da magia pode ser visualmente visto com estrelas.

Outro detalhe importante são as estrelas cadentes, associadas a desejos, esperança e sonhos.


Estes são alguns dos símbolos mais utilizados ao redor do mundo da comunicação visual!

Esperamos que com essas informações você consiga otimizar a transmissão de informações para seu público.

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51