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7 TENDÊNCIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO QUE VOCÊ DEVE SEGUIR

Vinte anos atrás, Bill Gates disse que o “conteúdo é rei”. Suas palavras se tornaram um modo de operação global para quem trabalha com marketing, experts em SEO e para especialistas em redes sociais.


Mas, será que essas palavras ainda são válidas hoje em dia?


A ascensão da tecnologia colocou novas ferramentas e plataformas de marketing ao nosso alcance, isso levou a uma necessidade do conteúdo ser mais do que apenas bem escolhido e bem apresentado, se tornou um instrumento utilizado para engajar usuários, mantê-los por perto e fidelizá-los com sua marca.

Existe uma evolução simples nas tendências das plataformas, em particular do Google, que vem mostrando uma evolução ao longo do tempo, onde o alcance dos cliques nos sites está diretamente ligado ao conteúdo que apresentam. O marketing moderno precisa ganhar cliques para dar resultados e garantir a sobrevivência da sua empresa, mas ele também precisa gerar conteúdos relevantes para continuar na frente dos seus concorrentes. Estamos falando sobre criar conteúdos que sejam mais do que apenas informativos, divertidos e emocionantes.

Em 2019, existem 7 tendências de marketing de conteúdo que você pode seguir para otimizar os resultados para o seu negócio ir além, e no artigo de hoje, vamos contar quais são eles!


1-Conteúdos em Vídeo

Sabemos que uma foto fala mais que mil palavras, mas atenção, o conteúdo em vídeo está em ascensão!

Uma pesquisa feita em 2014 encontrou que a quantidade de vídeos de marcas e pessoas no Facebook tinha aumentado 3,6 vezes, e de acordo com especialistas, em 2017, 70% de todo o tráfego da internet foi de vídeos online.

Esse formato de conteúdo é capaz de prender a atenção dos usuários instantaneamente e mantê-los engajados. Conteúdo em vídeo é compartilhável e ainda é mantido por diversas plataformas novas e mais antigas na internet.

Se você quer dar um passo a frente nesse jogo, invista em uma série de conteúdos em vídeo para sua empresa!

O formato gera ainda mais interesse nos consumidores que procuram por sua empresa e já estão interessados em comprar determinado produto, e conforme você vai desenvolvendo uma narrativa através das séries de vídeos, esse interesse aumenta e se torna um ponto chave para a decisão de compra.

Mas, realmente vale a pena usar vídeos para promover seu negócio? Você tem recursos suficientes para criar e aplicar essa tendência de marketing no seu negócio?

A resposta é SIM! Vale a pena. Não apenas porque todos estão fazendo isso, mas porque o vídeo é uma das ferramentas mais versáteis e que mais se encaixam nas redes sociais hoje em dia.

Porém, quanto aos recursos, pense se você e sua empresa tem condições de arcar com as despesas! Fazer bons conteúdos exigem tempo e dinheiro, tenha certeza de que irá conseguir desenvolver uma programação.


2-Live Streams

Live streams são um fenômeno global, mesmo que essa ferramenta dentro do Facebook ainda não tenha conseguido atingir seu total potencial. Mas segundo especialistas do meio, essa ferramenta tem tudo para ser a mais quente do momento durante o ano.

Apenas tome cuidado em como você vai utilizar esse formato de marketing!

Use live streams para mostrar coisas interessantes sobre a sua empresa, principalmente os eventos, os resultados nessa utilização são enormes e permitem que você consiga uma ótima audiência e desenvolva um sentimento de urgência nos usuários, que passarão a se sentir privilegiados e exclusivos por ver a programação ao vivo, cria um engajamento e você e seu negócio se tornam o assunto do momento nas redes sociais, além do mais importante, isso fará você se destacar das outras empresas.


3-Conteúdo Gerado pelo Usuário

De acordo com pesquisas realizadas recentemente, usuários e consumidores são seu melhor marketing. Na verdade, 70% dos compradores levam a opinião dos usuários acima de conteúdos genéricos, e esses conteúdos criados pelos seus consumidores podem ser reviews sobre seu produto, recomendações, posts em blogs, classificações e comentários. Afinal, se seu público alvo fala sobre sua empresa, isso vai ganhar atenção dos seus futuros clientes.

Atraia seus consumidores para falarem e criarem conteúdos sobre você!

Mostre em seu site, redes sociais e até mesmo dentro da sua empresa. A boa e velha publicidade no boca a boca ganhou espaço no digital e funciona muito bem. Pessoas estão mais dispostas a acreditar em quem oferece opiniões pessoais sobre os produtos que utilizaram.


4-Use histórias

Como profissionais no marketing, nunca podemos nos esquecer de nos perguntar o que as pessoas querem.

De acordo com dados recentes, eles desejam se engajar dentro de uma história, se tornar parte de algo maior e ser mais do que apenas espectadores para quem as empresas vendem coisas. Esse é um jogo emocional e social, e está crescendo com tudo nesse ano.

O desenvolvimento de histórias interativas cria conexões mais profundas com a audiência e também, constrói uma reputação para sua marca, engaja usuários em um relacionamento realmente significativo com sua empresa.

Existem três pontos que você deve focar se quer criar uma história emocionante, eles são a emoção, mensagem e moral. Mais do que vender o produto, você deve lembrar as pessoas do quão bom é utilizá-lo e do quanto isso pode ajudar alguém, uma causa ou ideia.


5-Traga influenciadores

O endosso não é novo para as marcas nem para o marketing.

Marketing de conteúdo disparado por influenciadores está em alta nesse ano e pesquisas mostram que marcas que utilizam esse endosso por embaixadores tem uma maior audiência. Em outras palavras, eles possuem 35% a mais, comparando com outros anúncios pagos.

Você pode usar suas mídias sociais para se conectar com influenciadores importantes dentro do seu campo de interesse. Use as mesmas redes para compartilhar com o mundo o que os embaixadores da sua marca têm a dizer.

Blogs, redes sociais e eventos ao vivo são três dos mais importantes pontos que precisam ser utilizados por eles, esses detalhes vão os ajudar a serem ouvidos e notados pelo seu público.


6-Novas Redes Sociais

O marketing subestimou o Instagram, Snapchat ou o Vine. Pessoas utilizam essas plataformas para uso pessoal e elas são realmente úteis para quem quer compartilhar conteúdo entre si.

O Instagram oferece vários atrativos para os anúncios, marketing e oportunidades de negócio. O Snapchat é uma das redes mais flexíveis e interessantes, ainda que esteja caindo em desuso aqui no Brasil.

Então, misture suas estratégias de mídias sociais e escolha a mensagem certa para cada plataforma, existem várias opções, observe onde seu público está e alcance seu espaço.


7-Tudo é Móvel

Sua empresa não pode negligenciar o poder do marketing de conteúdo móvel se você deseja se manter nos negócios.

A falta de uma adaptação para dispositivos móveis tem efeitos extremamente negativos para os usuários, gera uma experiência ruim, e essa experiência é associada diretamente a opinião que ele irá criar sobre sua marca, que com certeza, será péssima.

Você pode pensar além de vídeos, fotos e chat, e focar também em e-books, live streams, notícias e conteúdos interativos com seu usuário.


Essas foram as nossas dicas de hoje para você melhorar ainda mais o posicionamento da sua empresa com o marketing de conteúdo.

Conte conosco e desenvolva as melhores estratégias, tenha certeza de que sua empresa sempre se manterá atualizada no mercado e na frente da concorrência!

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