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9 dicas fáceis para dar mais personalidade ao seu conteúdo

Um princípio fundamental do marketing de conteúdo é que você deve manter seus leitores engajados nas informações que você está passando. Você pode fazer de inúmeros jeitos, mas produzir um conteúdo cheio de personalidade é com certeza a forma mais efetiva.

Criar conteúdo para entretenimento pode ser um desafio, mas quando for produzir sua próxima peça, aqui estão 9 dicas simples para você colocar dentro do seu material e dar ainda mais personalidade a ele!


Dica 1: Conte uma boa história

Pessoas amam histórias.

Este é o motivo pelo qual nós estamos contando elas desde a pré-história, quando as pessoas ficavam reunidas ao redor de fogueiras.

Toda vez que você sentir que a peça em que está trabalhando parece monótona ou óbvia demais, coloque outros pontos relevantes para aumentar o interesse do leitor pelas informações que estão sendo transmitidas.

O truque é vir com uma história que tem valor de entretenimento e uma mensagem de acordo com o propósito, ou missão, da sua empresa. Faça isso e mantenha seu leitor ao redor por mais tempo.


Dica 2: Estimule uma resposta emocional

Um detalhe muito importante e comum dentro das histórias e conteúdos mais compartilhados dentro das redes sociais é que todos se envolvem emocionalmente com o espectador de algum modo.

Como já falamos em artigos anteriores, a emoção é fator decisivo e essencial para incentivar o compartilhamento do seu conteúdo pelo público. Histórias que conseguem estimular uma resposta emocional – mesmo sendo através de um sentimento negativo como raiva, frustração ou ansiedade – são mais prováveis de serem compartilhadas do que conteúdos que não engajam com as emoções dos leitores.

Para criar conteúdos marcantes:

· Reúna em sua escrita palavras que tenham apelo emocional;

· Conte histórias feitas para estimular respostas específicas;

· Encaixe o tom do seu conteúdo de acordo com a emoção que você está tentando estimular.

Os resultados não serão apenas materiais com mais personalidade, mas também, mais prováveis de serem compartilhados por outros.


Dica 3: Faça perguntas retóricas

Perguntas retóricas levam seus leitores a pensarem, mesmo por um instante, nas respostas, além de apenas reter as informações.

Mas não vá longe demais! Encher o seu conteúdo de perguntas pode levar seus leitores a se sentirem frustrados com tantas interrogações e a falta de respostas que desejam.

De fato, perguntas tem um grande papel na comunicação verbal, e mesmo que a escrita seja algo unilateral - neste caso - você ainda pode utilizá-las para engajar leitores.

Uma boa regra para evitar encher seu texto de perguntas retóricas é incluir não mais de duas em uma peça de 500 palavras – e mesmo essas duas, devem estar longe uma da outra. Lide com isso da forma correta e tenha em mãos uma ferramenta poderosa de escrita.


Dica 4: Pense na formatação

Se suas palavras são a pintura, a formatação é a tela. E nenhuma obra de arte é criada em um guardanapo.

Use espaçamentos no parágrafo, fontes em negrito, itálico, e outros recursos para deixar seu conteúdo mais apelativo ao olhar dos leitores.

Desenvolva pequenos parágrafos para mantê-los longe do tédio visual. Use fonte itálico para adicionar mais ênfase às palavras-chave e especialmente, para dar mais contraste entre duas palavras. Da mesma forma, palavras-chave em negrito têm um grande poder de enfatizar, mas exceto em casos específicos, reserve isso apenas para títulos e subtítulos.

Por fim, utilize símbolos para ajudar seu conteúdo a fluir melhor e transmitir significado.


Dica 5: Amplie seu vocabulário

Não significa que seu conteúdo deve ser cheio de palavras difíceis, mas ampliar e melhorar seu vocabulário ao ponto de poder escolher quais palavras utilizar de uma forma diferente da qual as pessoas ouvem todos os dias, é uma ótima maneira de trazer personalidade ao material. Se ler um dicionário não é o que você quer fazer, use a internet para encontrar alternativas melhores para as palavras que você usa normalmente.

Mas como nas dicas anteriores, não exagere. Encher seu texto com palavras muito complicadas pode fazer seu leitor perder interesse e só achar o conteúdo pomposo demais. Pode usar boas palavras tranquilamente, mas tenha certeza de que o produto final vai de acordo com a linguagem e expectativa do seu público-alvo.


Dica 6: Torne seu assunto interessante

Como você pode esperar que seu leitor fique interessado no que você está escrevendo se você não tem interesse? Se você acredita que o assunto está chato e raso, pesquise até encontrar algo intrigante.


Dica 7: Leia conteúdo de entretenimento

Dar mais personalidade ao seu conteúdo não significa necessariamente dar mais da sua personalidade a ele.

A partir da leitura de outros conteúdos do entretenimento – ficcionais ou não – você irá encontrar inspirações em outros estilos e autores.

Leia sites diferentes, jornais, livros e blogs, para ter mais conteúdos para admirar. Não é apenas uma ótima maneira de passar tempo, mas também te ajuda a se tornar um escritor melhor além de apenas estar consumindo o material.


Dica 8: Inclua fatos fascinantes

Pessoas leem por dois motivos: para se entreterem ou para aprender. Essas razões não vêm de forma exclusiva, afinal, é difícil ensinar uma audiência entediada.

Inversamente, é difícil ser entretido se os membros da audiência, em algum nível, não estão expandindo seus horizontes intelectuais. Pesquise seu assunto para encontrar fatos fascinantes e espalhe ele pelo seu conteúdo.

Se você for capaz de educar na mesma medida que estiver entretendo o espectador, as pessoas irão aproveitar seu trabalho pelas informações incríveis que aprenderem, e você conseguirá escrever ainda mais conteúdos que animem sua audiência.


Dica 9: Crie suspense

Criar suspense é uma das regras de ouro para escrever bem. É também uma das melhores habilidades de autores famosos e o que faz seus livros serem vendidos com tanta facilidade.

Pergunte para si mesmo qual é a parte mais interessante do seu material e crie o suspense antes de revelá-la. Mencione de forma sutil algo relacionado ao que você pretende divulgar e trabalhe nessa revelação pouco a pouco, por camadas, para construir o suspense do leitor.


Existem inúmeras boas maneiras de escrever bem e isso vai de acordo com o público que você está tentando alcançar e com a mensagem que você quer passar.

Esperamos que a partir das dicas de hoje você possa criar conteúdos mais cheios de personalidade para ampliar ainda mais o alcance da sua marca dentro do marketing de conteúdo!

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