Buscar

A importância da experiência no seu conteúdo

Todo especialista no segmento sabe que o marketing de conteúdo é baseado em três pilares: criação, entrega e análise. Cada um desses aspectos contribui para o reconhecimento da marca, credibilidade, geração de leads e conversões dos clientes.

Porém, existe outro aspecto fundamental do marketing de conteúdo que um grande número de profissionais comenta: a experiência presente dentro do conteúdo.

Esta experiência presente ao redor do conteúdo tem um impacto maior no que seus clientes em potencial fazem em seguida.

Neste artigo, vamos ver o real significado da experiência presente no conteúdo e como você pode otimizar isso e melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo para ir além.

O que é a experiência no conteúdo?

Quando seus consumidores entram em contato com seu conteúdo online devem sentir e se comportar de acordo com o que você está apresentando a eles, essa é a experiência proporcionada pelo conteúdo.

Vários detalhes interferem nesse sentimento, pois ele dita como os clientes vão interagir com sua marca, além de também auxiliar na construção de suas jornadas, indo de prospects para leads e então, clientes.


1 – O ambiente no qual seu conteúdo está inserido

Essa será a maneira que seu conteúdo irá aparecer para qualquer um que encontrá-lo, e sua importância se dá ao fato de que várias pessoas julgam o valor de algo baseado nas primeiras impressões.

Seu conteúdo parece atrativo? Profissional? Vai de acordo com a imagem da sua marca? Todos esses fatores influenciam em como sua marca vai ser vista.

O ambiente do conteúdo também significa em que plataforma ele está presente. Pode ser um e-mail ou uma landing page, tudo deve ser pensado e relacionado com a experiência do usuário.


2 – A estrutura do seu conteúdo

Fator que tem relação direta com a experiência do usuário.

As pessoas conseguem encontrar o que estão procurando e navegar facilmente pelo seu site? Seu conteúdo está estruturado de maneira com que seus leitores recebem as informações certas no momento certo?

Esta parte da experiência no conteúdo é essencialmente sobre como seu conteúdo está organizado.


3 – O impacto do seu conteúdo

Ele encoraja os leitores a darem os próximos passos?

Uma das partes chave da experiência do conteúdo é quando ele influencia os usuários a ter alguma ação. Isso envolve inserir “call-to-action” e conteúdo personalizado para seus clientes potenciais.


Por que experiência de conteúdo é importante para o marketing?

Além de ter um grande impacto nas conversões, dá aquela mãozinha na jornada do cliente e também ajuda a retê-los. Do ponto de vista de um cliente em potencial, alguns fatores contribuem positivamente para uma boa experiência com o conteúdo:

· Conseguem facilmente encontrar o que estão procurando;

· Gostam de como o conteúdo é apresentado;

· Conseguem facilmente ver o conteúdo em qualquer aparelho que estiverem usando;

· Sentimento de envolvimento emocional com o conteúdo;

· Rapidez para encontrar outros conteúdos relevantes aos seus interesses.

Quando todas estas coisas estão certas, seu marketing de conteúdo vai ter maior impacto e com certeza trará mais retorno do seu investimento em publicidade.

Então o valor do seu conteúdo não se dá apenas pelo assunto que você está tratando, depende da maneira que ele é recebido por quem está consumindo as informações.


Em resumo, a experiência com o conteúdo acontece quando e onde existe um contato do usuário com as informações que você está transmitindo. Pode ser quando um novo visitante chega na sua página em alguma rede social e é transportado para seu site ou mesmo quando recebem um e-mail de agradecimento depois de terem efetuado uma compra na sua empresa.

A questão é quando você está ou não entregando uma boa experiência para fazê-los engajar com sua marca. Todos esses contatos afetam no sentimento do público quanto a sua empresa e em como irá progredir a relação entre clientes-marca.


A criação de conteúdo demanda tempo, esforço e recursos, então você de fato não pode apenas se sentar e esperar que o conteúdo se faça sozinho. Você precisa reunir todos os pedaços e informações para conectá-los com seus prospects em todos os estágios da jornada do cliente, unindo o apelo visual à um contexto relevante e também com o incentivo a ação posteriormente.

Apenas assim seu conteúdo terá o potencial para ajudar sua marca a crescer.

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51