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A receita para uma campanha de sucesso

Toda campanha é única e tem seus detalhes e particularidades, mas todas as que alcançam sucesso compartilham os mesmos ingredientes.

Existe uma receita que você pode usar para conseguir uma campanha de sucesso, que irá satisfazer sua audiência.

Nessa receita, as vezes você irá precisar ajustar alguns ingredientes e adicionar outros novos, mas tenha a certeza de que todas as vezes que você planejar sua campanha, ela estará melhor do que da última vez.

Para fazer isso você vai precisar desses ingredientes:


Com quem você está tentando falar?

Esse ingrediente é essencial para desenvolver sua campanha.

Sem ele, você irá jogar sua produção para um público geral, esperando que alguém veja e se identifique com ela.

Antigamente, era assim que funcionavam campanhas de jornal e televisão, porém, as estratégias publicitárias ficaram mais inteligentes e certeiras.

Perceberam por exemplo, que eles deveriam passar anúncios de brinquedos em um sábado de manhã, junto com os desenhos, e que assim as crianças iriam implorar para os pais para comprarem os produtos. Então, também vieram campanhas de cerveja nos intervalos de jogos de futebol, sempre incentivando a combinação entre o esporte e a bebida alcoólica.

Para esses dois casos, a segmentação de um público-alvo, a compreensão de vários produtos ou serviços e a quem eles devem ser direcionados se tornou mais detalhada e extremamente necessária para o sucesso da campanha. Mas, saiba que você também conseguirá produzir uma campanha usando essa estratégia.

Nesse ponto, sua receita também vai precisar de uma pesquisa demográfica mais detalhada. A partir disso, você pode criar suas personas depois de estudar o que o público está procurando, como eles compram e o que eles valorizam.

Incorpore nisso a geração dos indivíduos, gênero e outros detalhes que vão ajudar a criar a persona, e deixá-la mais específica, futuramente.

Várias ferramentas existem para ajudar você a entender seu público-alvo rapidamente e elas podem também te mostrar como dividi-los em grupos.


O que seu produto tem de diferente?

Com tantas outras empresas tentando conseguir a atenção do mesmo público que você, é preciso ter uma dose pesada de diferencial nos seus produtos, e esse diferencial precisa ser explorado por sua estratégia de marketing.

Ao destacar os recursos mais comercializáveis ​​do seu produto, seu público verá como seu valor difere do restante.

Não importa se você pensa que é difícil bater seu concorrente com a campanha.

Você irá se destacar.


Descobrindo as melhores plataformas

Sua campanha deve estar nos canais que seu público usa.

De outra forma, sua deliciosa campanha de marketing será uma receita para um desastre nos retornos do seu investimento.

Considere essa parte da receita de criação da sua campanha como a mais exclusiva, pois ela vai depender do tipo de negócio que você está tocando.

Enquanto existem algumas redes sociais e canais que você vai querer estar inserido, incluindo o Facebook e o Instagram, outras vão precisar de mais pesquisa antes de você determinar se elas devem ou não ser incluídas.

Por exemplo, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. Essa plataforma vai funcionar melhor para segmentos fashion e produtos feitos para a Geração Z. Quando estiver mirando no público certo, você pode descobrir onde eles seguem e entram em contato com as empresas, e assim, marcar presença na plataforma certa.


Momento certo

Quando sua campanha vai sair?

Isso é muito importante. Você quer acertar sua audiência com a informação no momento certo (em outras palavras, quando eles estiverem prontos para comprar). Seja baseado na temporada ou quando eles estiverem mais impulsivos com as compras, esses dados devem ser incluídos no seu calendário de marketing, juntamente com as mensagens.


Propósito

A parte do “porquê” nessa receita é o que irá definir o propósito da sua marca com a campanha e a missão estabelecida para ser alcançada ao final. Tipicamente, se trata de levar algum tipo de valor em forma de solução para a audiência da sua empresa.

Por exemplo, você está esperando aumentar seus leads, tráfego no site, conversões, downloads, curtidas e seguidores, ou pesquisa dentro do mercado? Tenha certeza de que cada campanha tem um propósito principal, e que ele deve se ligar à sua campanha geral.

Em último lugar, seu propósito deve ter algum tipo de elemento quantificável para você analisar. Isso vai esclarecer ao que seu propósito deve se alinhar.


Teste e ajuste regularmente

Todo chefe sabe que ele deve fazer testes todas as vezes que está preparando algum prato, e experimentar para saber se o sabor está certo. O mesmo método se aplica para suas campanhas de marketing.

Analisar os elementos da campanha é a melhor maneira de saber se você colocou as quantias certas de cada ingrediente, ou se será preciso adicionar alguma coisa a mais.


Gostou do artigo de hoje?

Você pode precisar continuar ajustando as medidas até encontrar o melhor sabor e combinação possível, mas tenha certeza de que seus resultados serão incríveis!

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