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AVALIAÇÕES ONLINE: COMO ISSO VAI MUDAR A PRESENÇA DA SUA EMPRESA


Um marketing efetivo para o seu negócio deve sempre ter foco em diferenciar sua empresa das outras do mercado, afinal, ter a atenção do público é o primeiro passo para convertê-los em clientes.

Já foi atestado por profissionais que quando pessoas tem mais opções, o tempo que elas levam para tomar a decisão de negócio aumenta ao invés de diminuir. Nós precisamos aprender a simpatizar com essa paralisia que o cliente sente quando está tentando fazer uma escolha e mostrar que nós nos importamos e queremos fechar essa venda.


Mas em um mundo com tantas opções, quais táticas você pode usar para fazer essa escolha ser mais fácil?

Pensando nisso, elaboramos um artigo para você entender facilmente como melhorar a imagem da sua empresa e fechar mais vendas.


1- Avaliações = Visibilidade

O objetivo de todo dono de empresa é ter clientes e ganhar dinheiro. Seja direto com seus clientes sobre seus produtos e se importe com a experiência que eles estão tendo, esse pode ser um grande diferencial e prevenir sua empresa de desaparecer.

Garanta que sua empresa tenha boas avaliações na internet. Esse é o primeiro passo, e é crucial para que as pessoas prestem atenção no que você está produzindo, gerando tráfego no seu site e nas suas páginas, marque presença.

As empresas com avaliações maiores e melhores têm mais visibilidade, e isso resulta em mais tráfego e leva à mais avaliações. Decida por onde você quer começar esse ciclo.


2- Avaliações passam confiança para o cliente

É comum nos dias de hoje clientes simplesmente terem perdido a confiança nas empresas. Você pode dizer para todos o quanto sua empresa é boa, mas se esse sentimento não está sendo passado para frente por seus próprios clientes, não vai fazer nenhuma diferença. Classificações e avaliações se tornaram cruciais para reputação das empresas.

E apesar de serem escritas por estranhos, é visível que estamos mais inclinados a concordar com as avaliações, por passarem a confiança de pessoas que já utilizaram seus produtos ou serviços.

Cerca de 85% dos clientes dizem que confiam nas revisões online tanto quanto em recomendações pessoais de familiares ou amigos.

O melhor disso também, é que pesquisas mostram que a confiança dos clientes quanto às avaliações está aumentando a cada ano, aproveite isso com a sua empresa!


3- A chave para reter clientes

Avaliações ruins são péssimas para sua empresa. Mas, se habitue a isso, elas fazem parte do negócio. Você não consegue prevenir que elas aconteçam, nem apagar das páginas, mas você pode controlar sua resposta a elas.

Empresas que respondem as avaliações de seus clientes aumentam em 16% as chances de eles voltarem a consumir seus produtos ou serviços. Porém, quando você escolhe não responder, esse número diminui drasticamente.

E, obviamente, nenhuma resposta ainda é uma resposta, pois o já está dizendo tudo.

Ele fala para seu cliente que você não se importa com a experiência negativa que ele teve com sua empresa para sequer responder, e isso apenas piora toda a situação. Toda avaliação é uma oportunidade para aprender mais sobre seus clientes e aprender a se comunicar com eles efetivamente.

Você precisa entender que responder seus clientes, independentemente de ser uma avaliação boa ou ruim, não é apenas sobre responder em si. Toda a sua audiência está assistindo como você está interagindo com as suas revisões, tudo isso afeta economicamente a sua empresa.


4- A geração constante de avaliações é vital

Não é suficiente acumular uma pilha de boas revisões apenas uma vez. Sua corrente de revisões deve ser estável e contínua. 77% dos clientes atuais dizem que avaliações com mais de 90 dias são irrelevantes, então, você deve ter como objetivo manter isso bem fresco e exposto nas redes sociais.

O algoritmo do Google premia abertamente as empresas que têm o que eles chamam de “alta velocidade de avaliações”. Em outras palavras, negócios com mais avaliações e que são avaliados frequentemente são ranqueados e aparecem antes nos resultados das pesquisas. O problema é que, gerar avaliações não é tão simples quanto você pode esperar.

A média é de que apenas 1 entre 10 clientes vai deixar para você uma avaliação. E os outros 9? Eles estão ocupados vivendo suas vidas para usar o tempo revisando seu produto ou serviço. Mas, se você ir atrás e pedir por esse feedback uma grande parte deles vai pelo menos considerar fazer uma avaliação.

Como pedir por isso então?

Consumidores normalmente não gostam de se sentir “comprados”, então, nada de oferecer descontos ou outras coisas para conseguir avaliações. Seja honesto se você quer receber uma boa resposta.


5- Se comunique

Alcançar clientes que estão nas localidades e cultivar revisões frequentes é a maneira mais rápida de impulsionar sua base de consumidores. Afinal de contas, 76% de todas as pesquisas online por empresas locais resultam em clientes indo até a loja física em menos de 24 horas.

Essas pessoas estão indo para as lojas comprar algo específico, mas como você tem a certeza de que eles acharão o caminho até você? Bom, garanta que eles tenham contato com avaliações positivas e detalhadas sobre seus produtos, pode ser isso que eles estão procurando.


Muitas empresas deixam a geração de avaliações aberta ao destino. Não faça isso!

Você está deixando dinheiro na mesa todos os dias se estiver negligenciando esse aspecto da presença da sua marca.

Vir com respostas prontas para esses comentários também é péssimo e os clientes percebem que você está fazendo isso.

A automação pode funcionar em diversos casos, mas esse não é um deles, use pessoas reais para conversar com seus clientes.

As avaliações são uma ótima forma de criar embaixadores da sua marca e ganhar a lealdade de seus clientes, mas, você deve se envolver com um cliente de cada vez para realmente conseguir essas recompensas.


Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje! Continue conosco para ter mais dicas e melhorar os resultados do seu negócio.

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