Buscar

DICAS PARA USAR DADOS NO SEU TRABALHO

Atualizado: 11 de Abr de 2019

Com a vinda da internet e do mundo digital, o uso de dados passou a ser um imperativo para

empresas que desejam planejar melhor e tomar decisões mais assertivas.

Essas mesmas mudanças trazidas pela tecnologia trouxeram consigo uma maior quantidade de informações. Com isso, surgiu também a demanda por novas ferramentas que permitissem analisá-las e interpretá-las.

Hoje, profissionais de várias áreas já utilizam informações para o entendimento de contextos e ações mais efetivas. A fim de tratar desse assunto de maneira mais específica, preparamos esse conteúdo. Acompanhe!


A IMPORTÂNCIA DOS DADOS PARA UMA EMPRESA

Conforme já foi dito, há, atualmente, uma avalanche de informações. No contexto organizacional, estas se referem aos mais diversos aspectos de uma empresa.

No entanto, esses indicadores de nada servem se não levam à criação e planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.

De fato, é por meio de uma análise deles que a empresa pode orientar-se para uma determinada direção. Ao examiná-los, os gestores conseguem insights, identificando problemas e oferecendo soluções de maneira clara.

Além do mais, utilizando-se dessa ferramenta, uma organização pode ter uma visão geral sobre o mercado em que atua, o que auxilia na busca de ações de para um melhor posicionamento.

Certamente, as informações a respeito do ambiente externo da empresa permitem que se tracem planos de mudanças no ambiente interno.

Além disso, pode-se entender de maneira mais precisa o comportamento dos clientes. A partir daí, a realização de campanhas de marketing pode ganhar muito em assertividade.

Isso porque dados possibilitam rastrear as atividades dos clientes em sites e blogs, por exemplo. Através dessas análises, torna-se mensurável o impacto que determinada comunicação pode ter sobre um público-alvo.

Além do que, um estudo apurado dessas informações proporciona novas oportunidades de negócios. Isso porque as necessidades dos clientes podem apontar para um produto ou serviço ainda não existente no mercado.

Os dados permitem, ainda, que se possa identificar desperdícios de recursos e insumos ou de tempo em processos desnecessários. Assim, podem terminar por gerar além da otimização dos processos, maior economia.

Portanto, vê-se que contar com esse importante recurso é fundamental para que uma empresa possa alavancar seus resultados.


DICAS PARA A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR PROFISSIONAIS EM ÁREAS DIVERSAS


Analisar, é um passo que deve ser dado antes de planejar e tomar iniciativas e, em todos os setores, essa atitude determina a maneira como os profissionais estabelecem prioridades e objetivos.

Entre as áreas que foram muito influenciadas pelas tecnologias que permitem essas análises podemos mencionar as indicadas abaixo.



A gerência de produção

Realmente, essa função exige um nível de controle e planejamento adequados para que a empresa possa saber se a produtividade e a qualidade estão dentro dos patamares preestabelecidos.

No entanto, evitar os desvios e erros dos processos só é possível por meio da detecção dessas falhas por meio da análise de dados.

O próprio PCP (Planejamento e Controle de Produção), processo fundamental para que se possa efetuar o gerenciamento da produção, depende do estudo dessas informações.


O uso pelos publicitários

Certamente, a segmentação de público tornou-se muito precisa, sendo realizada nos dias atuais em um nível nunca antes visto.

Assim, pode-se atingir qualquer público-alvo por meio de históricos de navegação, aplicativos, pontos de WiFi acessados e geolocalização.

Essas informações possibilitam aos publicitários saber detalhes específicos sobre o comportamento dos clientes de uma empresa e, isso torna as campanhas para atingir um público-alvo muito mais assertivas.


A influência no marketing

Nessa área, a utilização de informações tão precisas quanto detalhadas possibilita perceber necessidades e desejos de determinado público.

De fato, as tecnologias Big Data e Analytics permitiram uma compreensão mais apurada do consumidor.

Isso porque essas ferramentas propiciam a análise de informações oriundas de setores diversos e de ambientes digitais. Dessa forma, auxiliam na observação das decisões do cliente em todas as fases do processo de compra.


OTIMIZANDO O USO DE INFORMAÇÕES NOS SETORES DE UMA EMPRESA

Assim, pode-se sustentar que, mais importante do que ter acesso a informações, é saber utilizá-las de maneira inteligente e estratégica.

Porém, para que isso possa ser feito da melhor forma, é preciso que se tenha em vista as prioridades, perspectivas e necessidades de cada profissional.

É a partir daí que se pode inclusive escolher a melhor ferramenta: se Big Data ou Analytics, por exemplo.

Mas nessa escolha, deve-se priorizar ferramentas que facilitem as tarefas para as quais foram destinadas. Ferramentas com dashboards elegantes nem sempre têm a virtude da objetividade.

Além do que, o investimento nesse tipo de tecnologia somente terá o retorno esperado com uma boa velocidade de banda, que permita a troca rápida de informações.


UMA EXIGÊNCIA PARA TODAS AS ÁREAS

Assim, concluímos que a enorme gama de informações sobre uma empresa e o detalhamento e precisão dessas informações permitem uma atuação mais assertiva de profissionais de diversas áreas.

Portanto, o uso de dados é uma realidade da qual não se pode escapar, visto que o investimento na área é fundamental para o sucesso de um planejamento.

E você, como utiliza informações na realização de suas atividades? Como elas auxiliam na melhoria de seus resultados? Conte-nos!

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51