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Eu mesmo devo fazer minhas redes sociais ou devo contratar alguém?

Atualizado: 12 de Abr de 2019


Antes de responder essa pergunta, você precisa considerar que depende da necessidade, do cenário da organização, do investimento disponível e do momento em que está o empresário perante o mercado.

Talvez você deva pensar de início “Ah, mas já uso as minhas redes sociais, divulgo o meu próprio negócio, por que deveria pagar alguém ou uma empresa para fazer isso?”. Mas, a questão é: você as utiliza de forma correta, vantajosa, útil e profissional?

É importante planejar, executar um plano de marketing digital estratégico e efetivo que atua em segmentos específicos no mercado. Tentativas bem-direcionadas trazem resultados excelentes.

Muitas pessoas e empresas já cuidam de suas atividades no dia a dia, não têm tempo e não conhecem bem a área do marketing digital e nem os seus desafios. Nesta situação, o mais indicado é que se contrate um profissional ou uma agência competente e bem-conceituada para trabalhar em vários aspectos.

Vou apontar os motivos:


1. Definição de objetivos e estratégias

Há muitas possibilidades, como direcionar o tráfego em seu site, aumentar a quantidade de seguidores, conseguir grande visibilidade pública, aumentar as vendas, etc.

Com o suporte de um profissional de marketing, será possível escolher quais as mídias sociais que melhor se encaixam para o nicho, propósito e visão da sua empresa. O planejamento total aqui é essencial para começar suas campanhas nas redes sociais com o ‘pé direito’.


2. Marketing de conteúdo

Produção de um material relevante, atraente para criar engajamento, fidelização e boa reputação. Quando bem feito, o público se mantém interessado no seu negócio e traz resultados de vendas satisfatórios.

Nem sempre o empresário possui tempo e o conhecimento necessário para produzir conteúdos bem adaptados e relevantes para o seu público, e, nem mesmo como fazer a veiculação correta desse conteúdo.

Por isso, um profissional de marketing poderá ficar responsável por produzir e otimizar o conteúdo para ser bem recebido nas redes sociais pelo público.


3. Frequência dos posts

Postar com uma certa regularidade e manter as informações da empresa atualizadas. Desenvolver um calendário editorial, planejando as publicações de acordo com a melhor data (dia, hora, etc.) são essenciais para manter o público engajado com sua marca.

Assim, um profissional de marketing indicará os melhores dias e horários para a postagem nas redes sociais, além da criação de pauta com os temas que sejam mais relevantes para o seu público.


4. Resultados reais

A maioria das redes sociais conta com ferramentas de métrica e indicativos importantes. O que é essencial para acompanhar seu negócio.

Afinal, de que adianta altos índices se você não os converte em lucro? Um bom profissional vai te orientar da melhor forma para utilizar bem os seus recursos, chegar aos objetivos esperados e obter o retorno desejado.


5. Interação com o público


Se comunicar fornecendo as informações que o público precisa a respeito de um produto ou serviço. Eles perguntam, conversam, deixam comentários, compartilham as suas postagens, portanto, esteja disponível, atento e online para interagir.

Tudo precisa ser levado em consideração aqui: o tipo de conteúdo (se imagens, vídeos, etc) e a linguagem utilizada.

Apenas um estudo detalhado do seu público poderá direcionar a melhor forma de interagir com o mesmo.


6. Benefícios

Aumento na visibilidade da empresa, do fluxo de visitantes do site, fidelização de clientes, geração de contatos, melhor posicionamento no Google e aumento nas vendas. Há muitos de cases de sucesso de várias empresas que aderiram a um bom serviço de gerenciamento de marketing digital e tiveram ótimos resultados.


Não tenho tantas condições e agora?!

Não tenho dinheiro para pagar caro em um serviço de marketing digital, e agora?

Em tempos de crise econômica, orçamento comprometido, nem sempre as opções citadas anteriormente são viáveis. Para dar uma melhor indicação, é preciso saber o tipo de profissional necessário para você e o valor para se aplicar.

Se você não possui nada relacionado ao marketing digital, talvez a melhor escolha seja contratar um consultor ou freelancer da área para elaborar um projeto desenvolvido especialmente para a sua necessidade.

Então, procure recomendações, verifique a real qualificação do profissional, consulte o seu portfólio, empresas onde ele trabalhou e pessoas com quem trabalhou antes. Assim, evitará prejuízos e perca de tempo com alguém que não domina o assunto.

Lembre que você não estará “gastando” com marketing na sua empresa, você estará investindo no futuro do seu negócio e em excelentes frutos no futuro.

Ao contratar um profissional, faça uma análise clara do melhor custo-benefício para você, seu bolso e o momento atual que se encontra sua empresa.

Este é o ideal, pois as atividades ficam bem dividas, organizadas, tudo isso melhora a qualidade do ofício e da produção. Evite contratar alguém e lhe atribuir várias tarefas, isso precariza o trabalho e deixa o indivíduo sobrecarregado.

Por fim, uma dica sobre design, existe o site canva.com onde é possível criar e personalizar uma identidade visual gratuitamente para a sua marca. É possível pagar caso queira aproveitar outras opções.

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