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Por que redes sociais e o "boca a boca" não são a mesma coisa?

No nosso mundo dominado pelas redes sociais, a maioria das pessoas tem a impressão de que o "boca a boca" mudou para conversas impessoais, retweets ou mensagens diretas dentro das redes sociais. Eles acreditam que as redes sociais são o próprio “boca a boca”. Mas, isso não é verdade.

As redes sociais nos dão muita visibilidade e espaço para o marketing, mas isso não tira a importância do fator offline. Às vezes, conversas pessoais são até mais impactantes, pois levam a abrangência real da marca e a preferência dos consumidores.

Não estamos falando que as redes sociais e o boca a boca online não são importantes, eles importam. Na verdade, metade da totalidade da prática ganha seu espaço online. Porém, pesquisadores mostram que as conversas offline são mais persuasivas.

De acordo com um estudo realizado, 50% dos consumidores disseram que são mais suscetíveis a tomar a decisão de compra baseada em conversas na vida real. Enquanto, 43% dos consumidores afirmam que se sentem da mesma maneira depois de uma conversa online.


É muito importante entender que as redes sociais não são em si as conversas boca a boca. Estas conversas são uma história ou uma recomendação verbal e pessoal. Já as redes sociais são mecanismos convenientes para isso, como uma review, ligação e conversas comuns.

Para otimizar a relação da sua empresa, online e offline, com seus clientes, e trazer as conversas da internet para o boca a boca da vida real, você pode investir em algumas estratégias e no artigo de hoje vamos falar para você.


Dê a eles algo para falar

Para estabelecer conversas reais e impactantes sobre a sua marca ou produto, o pensamento deve iniciar a partir do momento que você dá algo à elas que não podem evitar de falar sobre.

Desde um simples biscoito no travesseiro do hotel, uma música engraçada durante a fila de espera das ligações, até um menu extenso de um restaurante com diversas informações, tudo isso leva seus clientes a conversarem sobre você.

São gatilhos que por mais simples, auxiliam o alcance da empresa, e estimulam o engajamento pessoal e online do público.


Esses gatilhos de conversa são experiencias notáveis que vão fazer seus clientes correrem para compartilhar a informação com os amigos e família. As pessoas então vão compartilhar a mesma história (ou pelo menos próximas da mesma história) com seus amigos e assim por diante, levando o nome da sua empresa cada vez mais para frente.

Uma boa notícia é que esse gatilho pode ser sobre qualquer coisa. O único critério é que deve ser notável o suficiente para ser percebido.


Um gatilho de conversa deve ser:

· Notável;

· Relevante;

· Sensato;

· Repetível.

Se ele estiver adequado em todos esses detalhe, tenha certeza de que a estratégia da sua empresa irá para frente!


Gostou das nossas dicas? Entender um pouco melhor sobre como esses detalhes funcionam com o público é uma grande ajuda para o marketing da sua empresa. Siga alguns passos e tenha certeza de que suas vendas irão decolar.

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