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Porquê você precisa se especializar em comunicação digital

Atualizado: 12 de Abr de 2019

Cada vez mais a sociedade se volta para o meio digital – se tornando então este um meio de maior interação. As empresas acabam percebendo isso, mas abordam superficialmente –falta especialização em comunicação digital.

Porém, muitos acham que investir nas redes sociais e internet em geral é perda de tempo, muitas vezes se encontra frustrado com campanha malfeita. Afinal, o uso da tecnologia para comunicação com público demanda estratégia e entendimento do meio.

É isso que faz empresas contratarem jovens com um perfil de conhecimento em comunicação digital – ou contar com uma agência de comunicação. É necessário saber se comunicar digitalmente!


Comunicação digital e a necessidade de estar mais próximo da tecnologia

Uma sociedade mais conectada (pelo menos literalmente) é mais do que real, é algo que se torna mais visível a cada dia. Pessoas mexem em seu celular, notebook, tablet, entre outros, e parecem nunca parar de mexer.

Dessa forma, a tecnologia acaba tendo papel ativo em moldar comportamentos e valores, assim como a maneira de pensar quanto ao consumo. Muitos acabam pedindo por produtos relevantes para a vida digital deles – e eles mal se separam disso.

Assim, o público é a internet e a internet é o público – e ir contra a onda é suicídio. É necessário mais do que entender o usuário, é preciso estar no meio dele, sendo parte dessa sociedade conectada.

E por isso, é necessário que se esteja mais a par da comunicação digital. Na verdade, se faz útil que seja uma de suas principais estratégias, já que possui função ativa em atribuir imagem e valor a uma empresa. É ela a verdadeira ponte entre negócio e cliente.

Portanto, comunicação digital trabalha com a venda e o pós-venda, sendo importante meio de estabelecimento de relação e também de fidelização. Assim, ela funciona da seguinte forma:

Atua no topo do funil, atraindo novos clientes através da valorização de seus diferenciais;

No meio, influenciando na consideração de compra atrás de ressalto da qualidade e ideia da marca;

E no pós-venda, atuando para plena satisfação do cliente e contribuindo para uma boa experiência.

E essa boa experiência pode ser alcançada de muitas maneiras na comunicação digital.


Como é posta em prática a comunicação digital

Manter uma comunicação digital é mais do que apenas se lançar na internet. Requer estudo de público-alvo, de meio de comunicação, de ferramentas úteis para isso e, principalmente, estar imerso na cultura digital.

Pense nos trabalhos mais atrativos do mundo, como Google e Spotify. O que eles buscam? Candidatos capazes de lidar com a tecnologia crescente no mundo e de se comunicar com os clientes.

A Google verbalizou isso ao pedir candidatos com “compreensão e conhecimento das tendências tecnológicas e caminhos inovadores para engajar com”. Já Spotify pediu por “familiaridade com a indústria tecnológica da internet … e um profundo conhecimento de como se comunicar informação clara, concisa e criativamente”.

Isso revela uma preocupação com alterações profundas, promovendo diferença em aspectos internos como a equipe. No entanto, não só de funcionário se faz a comunicação digital, é necessário saber propor a marca e produto no meio.

Cabe aqui então o uso de benchmarking e branding: o primeiro remete a estabelecimento de parâmetros de comparação entre produtos, serviços, etc.

Dessa forma, destaca vantagens de um produto e o valoriza, ao mesmo tempo que corrige erros usando outra empresa como referência. Assim, você toma um case estabelecido para entender como inserir seu produto no meio digital.

Já a segunda estratégia se volta para gestão da marca, sendo seu objetivo criar conexões conscientes e inconscientes da marca ao cliente. É um importante laço com o público no meio digital, conectando o conceito de sua empresa a quem está conectado.


Considerações finais sobre comunicação digital

Antes de tudo, comunicação digital é um método que auxilia sua marca na internet, promovendo uma boa imagem da empresa ao cliente e usuário. Dessa forma, acaba tendo uma relação bastante direta com o branding.

E sabe qual uma de suas principais características? Investimento a longo prazo. Construir uma marca no meio digital requer tempo para promoção de seu conceito, assim como comunicação dele. Na verdade, a ideia de construir valores com o público não pode se relacionar com algo a curto prazo.

Construído assim, costuma ser uma relação bem positiva: uma marca com boa elaboração é bem vista na internet e gera vendas.

No entanto, os dados dos resultados devem ser analisados, pois não se trata de uma relação tão simples. Afinal, uma marca pode ser amada e ainda ter vendas ruins.

Então, se faz necessário usar de ferramentas de análise de dados para avaliar o que foi feito de errado. Por exemplo, pode ser que para seu público-alvo, o preço se encontre bastante elevado.

Dessa forma, a relação da comunicação digital com as vendas é bem alinhada: você entende o público para o qual vende.

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