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Quantos anos faltam para você fechar as suas portas?

Atualizado: 12 de Abr de 2019


Se você tem algum tipo de empreendimento, algo com que você precisa realmente se preocupar é como o mesmo vem se adaptando ao mercado.

Isso porque nos dias de hoje testemunhamos um ritmo de acontecimentos cada vez mais acelerado de modo que para obter o devido sucesso é preciso estar atento às mudanças provocadas por ele.

Nesse sentido, entendemos que essa não é uma tarefa fácil, mas ela é extremamente necessária, caso contrário, existe chances reais de você fechar as portas antes do imaginado.

Dito isso, o que é preciso levar em consideração aqui? O que fazer para manter a sua marca relevante?

Buscando responder essas questões criamos o texto a seguir. Confira e entenda a necessidade de estar sempre se atualizando.


Como está a sua adaptação ao mercado?

Antes de começarmos, é preciso entender que quando estamos falando de mercado, tanto o financeiro quanto o de trabalho, estamos falando de um sistema extremamente dinâmico.

Assim sendo, os mesmos acompanham as mudanças que acontecem em nossa sociedade, devendo o bom profissional também estar atento a elas para não ficar para trás.

Num primeiro momento, como referência, podemos citar os taxistas, que não esperavam a criação do Uber e acabaram perdendo muitos clientes.

Além deles, há também certas redes de hotel, que não viam no Airbnb um concorrente e em relativamente pouco tempo acabaram fechando as suas portas.

Logo, a pergunta que fica é: como você está se adaptando ao mercado? Você tem se informado a respeito das transformações que ocorrem na sua área?

Faça aqui uma autoanálise e entenda, antes de seguir com o texto, que você, enquanto empreendedor, precisa ter conhecimento de toda uma conjuntura para ser, de fato, bem-sucedido.


Como lidar com as novidades de mercado?

Dito isso, talvez agora você queira lidar com essas novidades de forma mais assertiva, pois o ponto-chave aqui é não tratar essas interferências como algo necessariamente negativo, mas tirar proveito delas.

Com isso em mente, pensamos em algumas ações que você pode adotar e as pontuamos logo abaixo:


Manter-se sempre atualizado:

Apesar de já termos mencionado esse item por alto, cabe dizer que o fundamental aqui é manter-se sempre atualizado sobre o que acontece dentro de seu nicho de mercado.

Para isso, inicialmente, é importante ler jornais, artigos, livros, entre outros materiais a respeito do segmento em que você atua.

Porém, estenda isso para uma verificação regular do que os seus concorrentes vêm produzindo (essa técnica é bastante comum e se chama benchmarking), o que os seus clientes têm buscado, entre outras coisas.


Ter certa flexibilidade:

O sonho de todo empreendedor e empreendedora é ter a sua marca consolidada, não é mesmo? O problema é quando os mesmos entendem que consolidar significa engessar, dando um significado diferente à questão.

Em qualquer tipo de empreendimento, é essencial ter certa flexibilidade para poder lidar melhor com as dificuldades.

Atualmente, tudo se dá de modo muito dinâmico e a sua aposta de hoje pode não ser tão válida amanhã, por esse motivo, é preciso ter certa rapidez para entender quando é a hora de mudar e arriscar algo novo sem que isso afete também numa grande mudança da sua imagem frente ao mercado.


Comunicar-se com a sua equipe:

Finalmente, o terceiro passo aqui é comunicar-se com a sua equipe de modo assertivo sempre.

Isso os ajuda a compreender aonde você pretende chegar ou os novos rumos estabelecidos, garantindo que os procedimentos mantenham-se precisos.

Entenda: a tarefa de acompanhar mudanças é facilitada caso o seu time esteja devidamente integrado e te ajude nesse processo.


Sobre a importância do marketing digital

Há ainda um ponto que merece bastante destaque em vista da conjuntura na qual estamos inseridos, que é o marketing digital.

Analisar e elaborar estratégias sobre o posicionamento digital da sua empresa é, portanto, parte essencial do processo que nós viemos comentando até aqui.

Tenha em mente que investir em um bom plano de marketing digital é, justamente, estar preparado para as mudanças impostas pelo mercado nos dias de hoje.

Em resumo, é isso que trará visibilidade online para a sua empresa, assegurando para ela boas vendas e permitindo que a mesma continue crescendo.

Nesse sentido, caso você não tenha familiaridade com o assunto, é possível entrar em contato com agências de marketing e de publicidade que podem te dar o suporte necessário.


Dica geral

Aproveitando o gancho anterior, a internet é um campo excelente para manter-se sempre atualizado.

A dica geral é pesquisar e favoritar sites que dialoguem com o seu segmento de mercado e produzam conteúdos consistentes a respeito dele.

No mais, no que diz respeito a informações sobre marketing digital, alguns portais úteis para você conhecer e acompanhar as mudanças são a HubSpot e a Resultados Digitais, por exemplo. Vale a pena conferir!

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