Buscar

Será que o marketing digital é o que está faltando na sua carreira?

Atualizado: 12 de Abr de 2019


Quando você monta uma empresa, pensa em vários elementos essenciais para seu crescimento – e os põe em prática. Isso é um processo natural para formar um projeto completo, mas as vezes se esquece de algo: o marketing digital.

Afinal, o uso da tecnologia para criar alcance de público é algo essencial para o aprimoramento de valor e imagem da empresa. No entanto, ainda é muitas vezes ignorado ou posto em prática de forma superficial.

Marketing digital é ferramenta-chave para você criar seu público – e talvez seja exatamente o elemento que falta para sua carreira.


A importância do marketing digital para alavancar sua carreira

Imagine-se empreendendo e montando um negócio, pensando em todos os aspectos necessários para o sucesso de sua empresa. Você sente que falta algo. Treinamento em vendas? Workshops? Equipamentos? Ou talvez, marketing digital?

Afinal, a tecnologia digital entrou no meio da sociedade para ficar, se tornando principal meio de interação com o público. E ela só se acresce com a renovação constante através de smartphones, tablets, entre outros.

No entanto, nem todas as empresas utilizam desse potencial, tendo uma porcentagem baixa delas investindo com afinco. Bem, se trata de um erro, pois possuir presença forte no meio digital é garantia de contato com uma extensa gama de públicos.

E o melhor, é a oportunidade de garantir um público qualificado para seu produto, com eficientes pontos de contato e ótimos meios de comunicação. A massa se encontra no meio digital – desperdiçar isso é burrice.

Além disso, o marketing digital possibilita um grande número de ferramentas para alcance desse público-alvo, contando com um baixo investimento nisso. Se trata de um belo passo à frente do marketing tradicional, que costuma ser caro e sem a mesma eficiência.

E isso é feito com a oportunidade de precisa mensuração dos resultados: por exemplo, as web analytics são bastante úteis para determinar os resultados da campanha empreendida.

Dessa forma, é possível entender o porquê do marketing digital ser a peça que falta na sua carreira. O que fica difícil de entender é o porquê ainda ser mal aproveitado pela maioria.


Consultoria de marketing digital: a peça restante para o sucesso na carreira

Segundo pesquisa da Hubspot em 2018, o marketing de conteúdo se voltava majoritariamente para YouTube (48%), Facebook (39%), Instagram (33%) e aplicativos de mensagens (20%).

O restante era Podcasts (15%), Snapchat (13%), Medium (8%) e Slack (5%). Sabe qual a parte mais estranha? 22% não pretendia adicionar nenhum destes ao seu plano de marketing de conteúdo.

No entanto, talvez seja normal, e não estranho, a utilização precária do marketing digital, ou com excesso nas principais redes sociais. Muitos empreendedores não notaram ainda o potencial de ouro das estratégias aplicadas à tecnologia.

Mas uma agência de marketing digital pode perceber isso. Profissionais desse ramo podem ser a peça que falta para chegar aos grandes públicos e converter uma parcela deles em clientes.

Afinal, um profissional de marketing deve promover campanhas cativantes e que abranjam todos os dispositivos e mídias sociais. Eles devem possuir profundo entendimento da tecnologia que utilizam, entendendo suas ferramentas para:

Manuseio de dados;

Desenvolvimento de sites;

Campanhas em mídias sociais;

Utilização de e-mail marketing;

Entre outras coisas.

Sendo direto, ele deve entender: como criar – e pôr em prática – estratégias em todo o funil de vendas e contar com ferramentas e canais apropriados para atingir potenciais clientes. Por fim, deve analisar os dados coletados e produzir interações com as informações obtidas, gerando insights.


Principais ferramentas para o marketing digital

O principal diferencial desse marketing para o tradicional, além do custo e segmentação de público, são suas ferramentas. Para aplicar estratégias funcionais, é necessário contar com os melhores meios para a prática.

E você deve utilizar do potencial tecnológico ao seu favor.


SEO

Ferramenta voltada para otimização do conteúdo (do site/blog em si), de forma a criar melhor posicionamento nos mecanismos de busca. As principais ferramentas são o SemRush e o WordPress Yoast SEO.


Análise de sites

Estratégia voltada para análise do usuário em seu site, descobrindo o que ele fez, em quais link clicou, tempo de permanência, entre outros aspectos. A principal ferramenta é oferecida pela própria Google, a sua Analytics.


E-mail Marketing

Processo de automação do envio de campanhas por e-mail para potenciais clientes, buscando criar relacionamento e/ou oferecer promoções. Uma das ferramentas populares é o MailChimp.


Mídias sociais

Outra ferramenta para gestão e análise, voltada agora para o andamento das mídias sociais, produzindo relatórios e permitindo acompanhar todas as campanhas. Um exemplo aqui é o Social Media Monitor.


Campanhas de mídia paga

Se você conta com campanhas de mídia paga, você pode acompanhá-las todas em um único local, permitindo análise também da concorrência. A principal ferramenta é o Search Metrics.


Banco de imagens

Uma das ferramentas mais úteis para uso de imagens com boa resolução, todas profissionais e sem ferir os direitos autorais. As mais conhecidas são ShutterStock e PixaBay.


Landing Pages

Útil para criação de páginas de captura, partes especiais do site que recebem os visitantes e os faz cometer uma ação em específico: pode ser conhecer um produto ou mesmo preencher um formulário.


E há ainda mais…

No fim, tudo isso exemplifica a necessidade do marketing digital para alcançar o sucesso no estado do Paraná. A tecnologia é essencial para se promover no mercado – e contar com uma boa agência de marketing digital pode lhe ajudar nisso.

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51