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TOP 12 ERROS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Atualizado: 20 de Mai de 2019

Marketing nas redes sociais é algo que todos estão fazendo agora, sendo empresas bem estabelecidas ou pequenas e locais. Todos querem aderir essa estratégia e fazer suas empresas serem notadas dentro das redes sociais. Isso acontece por um simples motivo – todos estão dentro dessas plataformas. Porém, existem alguns erros comuns que acontecem no marketing dentro das redes sociais que a maioria das pessoas cometem.

Todos cometemos erros e dentro das redes sociais não é diferente, o primeiro passo para evitá-los é saber quais são.

Então, aqui está o top 12 erros para você não cometer na sua estratégia de marketing dentro das mídias sociais.


1-Falhando na criação da estratégia de marketing nas mídias sociais

Assim como você deve entender sobre o segmento da sua empresa, produto e audiência, você deve também saber o posicionamento dela nas redes sociais. Várias empresas conduzem estratégias ruins, e a sua pode ser uma delas.

A história acontece assim: você decide criar uma conta em uma rede social, faz o perfil, preenche as informações, coloca ótimas coisas lá para atrair atenção e então, desaparece. Em pouco tempo o alcance que você conseguiu vai desaparecer e sua página vai se tornar irrelevante.

O primeiro passo para isso é desenvolver uma estratégia de marketing nas mídias sociais.

O seu plano deve levar em conta a construção da sua presença online, para não a deixar desaparecer. Qual é seu objetivo usando as redes sociais? Ganhar curtidas e seguidores? Por que? Para criar leads? Para estabelecer autoridade para a sua marca? Se você não sabe qual é seu objetivo, você não irá alcançá-lo. Para desenvolver qualquer estratégia dentro das redes sociais você precisa ter:

· Objetivos;

· Público-alvo;

· Táticas;

· Investimento de tempo;

· Equipe.

Redes sociais são capazes de roubar horas de produção de você e da sua equipe e no final, não te proporcionam retorno nenhum. Você precisa desenvolver um plano de marketing nas mídias sociais e segui-lo. Para isso, deixe suas metas pré-estabelecidas e mensuradas e crie planos para atingi-las, siga passo a passo e estabeleça tempo para ter certeza de que você não está desperdiçando nenhum momento com coisas desnecessárias.


2-Seu público-alvo

Sua audiência é a coisa mais importante! Você deve conhecer seu público-alvo.

Você pode trabalhar duro, mas no fim, seus resultados vão sofrer se você estiver mirando para o nada.


3-Lidando com feedbacks negativos nas redes sociais

Nove de dez marcas cometem esse erro.

Quando um comentário negativo surge, simplesmente dão uma resposta ruim nas redes sociais. Alguns inventam alguma mentira, outros se desculpam e apenas admitem o erro.

Todos temem que respostas negativas estraguem a reputação da empresa e esse é um grande risco dentro das mídias sociais. Mas, ao invés de se desculpar ou ignorar comentários negativos, marcas deveriam ver isso como uma oportunidade de melhorar. Redes sociais oferecem uma grande chance de iniciar conversas com as pessoas que deram o feedback.

Feedbacks negativos são opiniões honestas sobre a experiência do usuário de um produto. Quanto mais detalhes tiver, mais fácil será de entender seus pontos negativos.

Clientes, especialmente os que deixam comentários negativos, esperam que a marca os leve a sério, especialmente quando eles tiram um tempo para te dizer o que acham sobre seu produto ou serviço. Eles não esperam nenhuma desculpa formal, e sim a segurança de que o produto ou a experiência será melhor da próxima vez.

Mas, feedbacks negativos nem sempre são um sinal de problema. Às vezes, podem simplesmente estar criticando a marca. Ao invés de censurar esses usuários, as marcas ainda devem reagir a essas mensagens de algum modo.

Quando você percebe um comentário negativo, reaja o mais rápido possível. Pense com seu time em maneiras de desenvolver respostas responsáveis para administrar suas redes sociais durante crises. Nunca entre em ataques pessoais, e o mais importante, não entre em pânico.


4-Excesso de promoção pessoal

Redes sociais são sobre ser sociável e se comunicar. Pessoas odeiam conteúdo promocional e detestam anúncios. Se você gastar muito tempo fazendo isso, você irá perder seguidores e curtidas nas mídias sociais. Promoções devem ser sutis nessas plataformas.

Claro, sua empresa precisa vender, e uma vez ou outra é totalmente aceitável postar sobre seu material. Porém, quanto maior for o seu engajamento e interação social dentro dos posts promocionais, maior será seu número de vendas.


5-Spams

Outro erro que muitas pessoas cometem é mandar links para seus conteúdos e promoções em todas as redes sociais. Não poste automaticamente links de spam, eles nunca funcionam.


6-Pouca interação

Em vários casos, perfis são atualizados, mas não participam de conversas. A falta de interação com seus clientes e seguidores diminui o valor da sua presença online e deixa de criar relacionamentos valiosos. Você pode usar suas mídias sociais como um banner, mas na realidade “social” é sobre comunicação e engajamento.


7-Seguidores falsos

Pouca interação pode ser resultado de seguidores falsos.

Algumas pessoas compram seguidores apenas para parecerem melhores. Manter uma página com seguidores falsos significa apenas que você não tem suporte e sua presença nas redes sociais é fraca. Para evitar isso, é importante construir suas redes sociais devagar e de maneira estável, com pessoas reais.


8-Criar e esquecer

A página da sua empresa no Facebook não é tocada sozinha. Criar sua página e estabelecer ela com o que precisa, é apenas um dos vários passos que você deve seguir para criar uma base de fãs. Engajar pessoas requer investimento do seu tempo valioso para atualizar a página, e ignorar esse aspecto não irá apenas machucar o crescimento da sua marca, mas também os relacionamentos existentes com seus clientes – especialmente aqueles que esperam respostas rápidas para os seus posts e perguntas.


9-Esquecendo de diversificar

Quais tipos de conteúdo você vai enviar para os seus canais de mídia social? Se você estiver sempre postando a mesma coisa – especialmente se for sempre promoção dos seus produtos – seus seguidores não vão estar engajados. Aumente a interação tendo certeza de variar o tipo de conteúdo que você posta, como:

· Seus próprios posts no blog, artigos, vídeos e fotos;

· Links para conteúdos externos que são relevantes para a sua audiência;

· Compartilhamento ou retweets de outros participantes do seu segmento.


10-Postando conteúdo apenas por postar

Conteúdos sem valor são o problema de vários que se dizem experts da questão, e falam apenas que você deve postar sempre se quer atenção. É certo realmente que se você postar com frequência, terá atenção, mas, a não ser que seu conteúdo seja incrível, ele será ignorado e apenas um tempo perdido.


11-Posts de links automáticos

Outro erro são posts de links automáticos que levam para seu site. Claro, automação tira o peso do trabalho manual, mas é necessário estabelecer uma estrutura, aleatoriedades não funcionam. Você irá apenas deixar seu site parecendo spam.


12-Falta de análises

Existe um ponto complicado em usar as redes sociais sem poder ter controle de como seu conteúdo está sendo recebido. Assim como você controla o sucesso do seu SEO e campanhas de e-mail marketing analisando os dados com um software, você também deve fazer esse controle para saber suas métricas de performance nas redes sociais. Você pode usar as informações que a própria plataforma oferece ou usar um software para ganhar recursos extras.

Use o Google Analytics para acompanhar seus compartilhamentos e analisar o tráfego do seu site. Eles são mais ou menos prováveis de se converter em leads e vendas?

Mensurar a qualidade dos seus seguidores, a popularidade dos seus posts, e a amplitude da influência da sua empresa vai ajudar você a ter dados que facilitarão a tomada de decisões da sua empresa.

Você precisa definir os KPIs dentro das suas redes sociais, filtros demográficos e os fatores de engajamento. Fazendo isso, se torna mais fácil para os softwares identificar os detalhes que são úteis para suas campanhas.

Comece monitorando o engajamento, conversão de clientes e as tendências nas decisões de compra.

Preste atenção nos seguintes pontos:

· Como seus fãs reagem aos seus posts, como eles interagem com você, existe alguma baixa ou algum aumento no engajamento?

· Seus clientes estão felizes? O que a comunicação deles te fala sobre a experiência que ele tem ou tiveram com seus produtos ou serviços?

· A sua campanha está direcionada para algum grupo específico? Em algumas, deve estar. Por exemplo, mais de 80% dos usuários do Pinterest são mulheres. Todos que vendem produtos para esse público, usam a plataforma para promover a marca.

Se você ainda não está fazendo essas análises na sua campanha, está na hora de começar.


Curtiu o artigo de hoje?

Esperamos que possamos ter ajudado você a cuidar melhor das suas redes sociais.

Fique atento com as campanhas que você realiza para sua empresa dentro dessas plataformas, ou entre em contato conosco que garantimos seu sucesso!

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