Buscar

TRANSFORMAÇÃO SIGNIFICA COISAS DIFERENTES PARA DIFERENTES PESSOAS

Atualizado: 12 de Abr de 2019

É fato que uma empresa estruturada para alcançar o sucesso no século XX não pode sobreviver à onda de mudanças trazidas com os avanços tecnológicos do século XXI.

Portanto, essas mudanças exigem uma transformação profunda no modo como as organizações interagem com seus clientes e parceiros. A depender de cada caso, deve-se aprimorar os processos que parecem velhos ou engessados.

Assim, a transformação impõe-se como o modo mais eficiente de buscar inovações e manter-se competitivo, com uma marca forte. Para falar sobre o assunto, preparamos um conteúdo especial. Acompanhe!


O CONCEITO E A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS

Conforme já foi mencionado, o mercado torna-se mais dinâmico a cada dia devido aos impactos causados pelo rápido desenvolvimento tecnológico.

Dessa forma, marcas que desejem permanecer firmes e na dianteira devem investir em formas de lidar com essas mudanças de modo a transformá-las em oportunidades.

Nesse sentido, “Business Transformation” é a expressão utilizada para se referir a estratégias desenhadas para a implementação de mudanças significativas em uma organização.

Por meio dela, pode-se buscar o aprimoramento ou mudança de um modelo de negócios ou de uma determinada arquitetura de processos. O objetivo pretendido é a adaptação a mudanças, sejam elas internas ou externas.

Mesmo assim, quando se pensa nessa transformação, deve-se ressaltar que ela não está fundamentada em uma “fórmula” aplicável a igualmente a todos os casos.

Só para exemplificar, ela pode se reportar a aspectos diferentes de uma organização, como a cultura empresarial, a experiência do cliente e a transformação digital, sob diversos pontos de vista.

Portanto, a transformação deve ser pensada de modo a levar em conta todas essas variáveis. Assim, pode-se desenvolver e focar nas iniciativas que podem levar a mudanças concretas.

A finalidade dessa estratégia, é buscar aprender e se aprimorar com os negócios de forma separada.

Dessa forma, o empreendedor comprometido com a inovação deve aprender a correr riscos, experimentar e não se contentar com processos já estabelecidos.

Essa separação, nesse sentido, é forçar-se a pensar aonde se quer chegar e como se deve fazer para alcançar esse objetivo.


UM PASSO FUNDAMENTAL PARA A INOVAÇÃO: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Ainda que as estratégias e ações de transformação de negócios possam variar a depender do caso, pode-se indicar alguns pontos que podem concorrer para mudanças.

Esses pontos estão todos relacionados à chamada Transformação Digital. Esta consiste, em linhas gerais, na substituição de processos manuais por tecnologias digitais, que permitem a otimização desses mesmos processos. Aqui estão alguns pontos relativos a ela.


Ter uma consultoria digital

Atualmente, pode-se sustentar que investir no mundo digital é indiscutível no mercado atual. Portanto, não se trata apenas de uma estratégia apartada da existência da organização, mas impacta diretamente no modo como esta opera.


Investir em serviços em nuvem

Estes serviços, além de reduzirem custos com TI, promovem a modernização e a otimização do manuseio de dados. Além disso, permitem às organizações utilizarem processos mais adequados às demandas dos negócios digitais.


Investir em analytics e big data

Com a utilização de recursos digitais, aumentaram o volume e a rapidez das informações.

Nesse sentido, o uso de tecnologias como big data e analytics permite a análise de uma enorme quantidade de dados de forma a simplificar as tomadas de decisões.

Por meio delas, podemos prever o comportamento de clientes, identificar processos que não geram resultados e aproveitar oportunidades.

Dessa maneira, as decisões estratégicas tornam-se mais assertivas, visto que pautadas em dados precisos.


Automação de processos

A utilização dessas ferramentas de análises de dados automatiza a leitura destes. Da mesma forma, as ferramentas de email marketing entre outras podem dar maior rapidez e agilidade a atividades antes muito demoradas.


PENSANDO A PUBLICIDADE EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS

Esta é uma atividade estratégica, por meio da qual as organizações se dão a conhecer a seu público.

No entanto, as intensas mutações sofridas pelo mercado obrigam a uma repaginação de seu lugar e importância.

Nesse contexto de intensa busca por inovação, não ter a ideia adequada sobre seu papel pode gerar prejuízos com campanhas.

Isso por que, nesse caso, as respostas dadas às mudanças pelas ações podem ser inadequadas às novas formas assumidas pela interação entre consumidores e marcas.

Nesse sentido, é preciso que empreendedores tenham em mente que uma mudança na publicidade deve levar em conta o valor que a marca tem a oferecer a seus clientes.

Por isso, o foco deve ser a venda do que a marca tem de diferencial, aquilo que a diferencia de todas as outras concorrentes.

E, levando em consideração a transformação organizacional como estratégia, vender um diferencial apenas pode ser possível com investimento em inovação.


TRANSFORMAÇÃO COMO IMPERATIVO

Assim, pode-se concluir que, apesar de mudanças serem vistas de maneiras diferentes a depender dos contextos e organizações, a busca por melhorias deve pautar a atividade do empreendedor no século XXI.

Por isso, a transformação de negócios é fundamental para que uma marca mantenha-se competitiva e forte no mercado.

Para você, o que significa levar a cabo uma transformação em seu empreendimento? Compartilhe conosco!

Receba dicas valiosas para melhorar seu negócio.

Central de vendas de Curitiba:

(41) 9 9525-1373

Central de vendas de Cascavel:

(45) 9 9985-3365

CNPJ: 18.461.120/0001-51