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Vendedores de verdade usam CRM

Atualizado: 12 de Abr de 2019

Talvez você já tenha ouvido falar ou talvez não, mas no meio do marketing digital existe uma sigla bastante comum que é o CRM. Ela está presente, no planejamento das empresas de segmentos diversos, sendo uma peça-chave para a sua organização.

Contudo, caso você não esteja devidamente familiarizado, a dúvida que fica é a seguinte: afinal, o que é CRM? Como ele pode ajudar a minha empresa a atingir bons resultados?

Com isso em mente, criamos o artigo a seguir com o de aprofundar um pouco mais esse tema e tirar as principais dúvidas a respeito dele. Ficou curioso(a)? Confira a seguir:


Entenda melhor: o que é CRM?

Quem trabalha com vendas de serviços ou produtos provavelmente tem que lidar com uma série de dados diariamente para garantir o sucesso de seu negócio, não é mesmo?

Para auxiliar nessa tarefa, podem ser citadas aqui as ferramentas mais variadas, que controlam desde o fluxo de caixa até as postagens em mídias digitais, por exemplo.

Entre elas, cabe destacar uma que é especialmente voltada para lidar melhor com o público, que é o CRM.

Com ela, através de análises consistentes de dados gerados no momento da compra, espera-se potencializar o número de vendas da sua empresa, podendo fazer campanhas e criar ações personalizadas.

Nesse sentido, a sigla CRM designa o termo Customer Relationship Management, que em tradução livre significa gestão de relacionamento com o cliente.

Em resumo, trata-se aqui de uma estratégia de marketing em que o foco do trabalho é, justamente, a gestão das necessidades e expectativas do consumidor em relação à sua empresa.

Assim, ela exerce uma influência muito forte em seus mais variados setores, desde o marketing até o atendimento e as vendas, pois ela reformula os procedimentos aqui empregados.

É preciso fazer também uma diferenciação nesse momento uma vez que o CRM não é necessariamente um sistema, mas sim um método que pode ser implantado a partir de ferramentas diversas.

Nesse segmento, as mais famosas talvez sejam o Agendor e o Pipedrive, que veremos melhor mais à frente.

Feita essa apresentação, a pergunta que fica é: mas, afinal, quais são os benefícios desse tipo de ação?


Benefícios

Como mencionamos no início, o CRM é muito útil para auxiliar na organização de seu empreendimento.

Através de um software com esse tipo de serviço, você poderá cadastrar os seus clientes e colocar informações úteis a respeito deles que te ajudarão em seu planejamento estratégico.

Dito isso, essa ação aparentemente simples, de centralizar um conjunto de dados relevantes, implica numa série de vantagens que talvez você não perceba de imediato.

Levando isso em consideração, destacamos elas a seguir. Veja abaixo:


Melhorar o atendimento

Apesar de parecer meio óbvio é importante destacar que o primeiro item dessa lista de vantagens relacionadas ao CRM é a melhora no atendimento ao público.

Isso porque a centralização dos dados levantados servirá para detectar comportamentos e preferências de modo a possibilitar que você seja mais assertivo na venda de seus produtos ou serviços.

Uma possibilidade aqui talvez seja identificar a frequência com que os seus consumidores te procuram.

Por exemplo: se você tem um petshop e um cliente compra ração para o gato dele de 4 em 4 semanas, por que não entrar em contato com ele antes disso oferecendo o item com algum tipo de desconto ou vantagem, otimizando o tempo dele e o seu?

Acredite: esse tipo de informação somada a um bom posicionamento será precioso para o desenvolvimento de seu negócio.


Aprimorar a sua imagem frente ao mercado

Por conseguinte, o que se espera com isso tudo é criar uma boa imagem para seu empreendimento frente ao mercado.

Evidentemente, essa ação deve ser combinada com algumas outras, mas, de fato, ela pode fazer toda a diferença.

Isso porque importa muito para a consolidação de uma marca o que aqueles que a utilizam dizem a respeito dela por aí, ainda mais nas redes sociais e internet.

Ainda que nesse aspecto seja igualmente essencial a opinião de fornecedores e até concorrentes, com o CRM você soluciona pelo menos uma parte da equação.


Produzir de forma mais consciente

Ainda: para quem preza por modelos de produção mais conscientes, esse tipo de estratégia pode fazer toda a diferença.

Isso se deve, principalmente, à possibilidade de acessar informações valiosas de modo prático, melhorando a comunicação entre as equipes e criando processos mais consistentes.


Quais são os principais sistemas de CRM?

Explicada as vantagens, você pode estar em dúvida sobre qual ou quais sistemas instalar para obter esses resultados o quanto antes.

Sem mais delongas, então, iremos apresentar a seguir o Agendor e o Pipedrive, que são os dois principais nomes desse segmento.

Para se ter ideia, no Brasil, os dois somam cerca de 25 mil empresas cadastradas. Impressionante, não?


1. Agendor

Criado por dois irmãos que queriam ajudar a empresa do pai a administrar melhor a sua área comercial, o Agendor, se estabeleceu como um sistema CRM online que permite, como comentamos, organizar dados a respeito de clientes.

Porém, ele não para por aí e oferece aos seus usuários gráficos montados a partir das atualizações periódicas que você faz no sistema. Vale a pena conferir!


2. Pipedrive

Por sua vez, o Pipedrive foi criado em 2010 na Estônia, tendo certo destaque internacional nos dias de hoje.

Além disso, ele foi feito de vendedores para vendedores, de modo que os seus desenvolvedores estão muito atentos aos procedimentos realizados por empresas dos mais variados segmentos.

Esperamos assim ter mostrado que o CRM pode trazer muitos benefícios para você e sua marca.

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